A crise gerada pelo coronavírus causou impactos na área social, na saúde pública e também à economia, sobretudo às micro e pequenas empresas. Com o objetivo de amenizar a situação, entidades de Criciúma e região uniram-se no Movimento Juntos de Coração, levando alimentos às famílias necessitadas, confeccionando e doando máscaras, fazendo a doação de equipamentos de proteção individual e disponibilizando consultorias empresariais gratuitas.
Um grupo de especialistas voluntários cadastrados no projeto está dando suporte aos empresários nas áreas tributária, trabalhista, captação de recursos, planejamento financeiro, recursos humanos e marketing de forma funcional, on-line e via agendamento prévio.
A ideia que nasceu dentro do Movimento tem a coordenação e organização realizada pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic). “O empresariado é a nossa razão de ser e, por isso, não podíamos deixá-los desamparados, quando mais precisam do nosso apoio. Nesse momento difícil pelo qual todos passamos, a Acic continua ao lado da comunidade e do setor produtivo. Entendemos que prestar as consultorias, por meio de uma equipe altamente capacitada, fará com que as empresas reencontrem o caminho para se manter no mercado e continuar crescendo”, enaltece o presidente da Acic, Moacir Dagostin.
Para o empresário Alexsandro dos Anjos Nunes, os primeiros resultados já apareceram. “Mesmo a nossa empresa sendo do ramo da alimentação, o movimento baixou bastante, porque as pessoas estão com medo de sair de casa. Pedi a consultoria na área de marketing para tentar reverter isso e houve o apoio nessa área. Estamos tentando facilitar a vida dos clientes e nesse sentido a consultoria ajudou bastante”, comenta o proprietário da Própan Padaria e Confeitaria, localizada no Bairro Próspera.
“Nossa padaria é pequena, começamos eu e minha esposa e hoje nós trabalhamos em cinco pessoas. Estamos no mercado há quase quatro anos e temos uma clientela formada. No início, 95% das mercadorias eram terceirizadas e, hoje, 98% é de produção própria. Isso fidelizou o cliente e estamos nos empenhando para deixar o negócio bem organizado”, afirma o empresário.
Estratégia
Após o aconselhamento dos consultores, a empresa passou a movimentar as redes sociais, aplicou técnicas sobre trabalhar com WhatsApp, tele-entrega e drive-thru (retirada no balcão). O planejamento foi traçado a partir de uma conversa por vídeo-chamada.
“Estou implementando aos poucos, mas até clientes novos já consegui fazer. A consultoria foi de extrema importância, continuamos em contato e está sendo muito útil”, celebra Nunes.
“O proprietário relatou que os clientes não estavam mais indo à padaria, o fluxo diminuiu muito com essa pandemia, então focamos nas mídias sociais, tentando trazer o cliente de volta ou mesmo levar à Própan até o cliente, por meio de entregas em casa. Temos o relato positivo, de que a estratégia está dando certo e seguimos acompanhando para continuar nessa crescente”, explica o consultor Matheus Cardoso Valentim.
Auditor de contratos em uma rede de supermercados do Sul, ele fundou há um ano a Lion Consultoria Empresarial, junto com o sócio Gabriel Brigido, que também participa da iniciativa de apoio e suporte aos empresários.
“Assim que soubemos, decidimos participar deste ato de união ao lado dos empresários, que é de grande importância para amenizar os impactos na economia da região. Com os feedbacks positivos que recebemos, esse projeto é de grande valia para quem é atendido, e consequentemente também aumentou nosso networking na cidade”, pontua Valentim.
Área financeira
Gerir a área financeira não é uma tarefa fácil para os empresários mesmo em tempos normais, mas os problemas tornaram-se ainda maiores na situação atual. Para prestar consultorias nesta área, o movimento conta com profissionais como Lúcio Nazário da Silva, contador, pós-graduado em custos, administração financeira e orçamentária, gestão de empresas, marketing, entre outras especializações.
Além da experiência na direção de empresas, ele fundou há 25 anos a Precisa Assessoria e Consultoria, que atua em todo o Estado na área de gestão financeira, na recuperação e reestruturação empresarial. Há mais de 15 anos, Silva é também consultor da Acic.
“Na consultoria, atendi a Be!watch. A empresa opera tudo pelo site: produção, entrega, tem toda uma logística de entrega muito boa, mas as proprietárias estão com muitas dificuldades na gestão da empresa, em relação à parte financeira, controle de fluxo de caixa, controle de custos e gestão de pessoas”, detalha o consultor.
“Primeiro conversamos por telefone e agora já repassei uma relação de itens para elas providenciarem para marcamos um novo contato. Com esses números em mãos, vamos partir para algumas definições, criar indicadores gerenciais, para que elas possam medir a evolução da empresa”, declara.
Organização
Especializada em relógios personalizados, a Be!watch surgiu do sonho de empreender de Fernanda Meller e Roberta Chechetto. “A paixão por relógios era comum a nós duas e vimos que o mercado tradicional não oferecia estampas, pulseiras colecionáveis, múltiplas combinações, como é a proposta da nossa marca”, conta Fernanda.
Segundo ela, a consultoria chegou no momento oportuno. “Todo empreendedor tem habilidades que precisa aprender, porque uma empresa não vive só da paixão. Nossa empresa é nova, tem um ano e meio, e é normal passar por ciclos. Esse suporte acabou vindo de forma global e vai ajudar não só nesse momento de pandemia, mas a organizar a empresa para os próximos desafios”, entende.
Contato para a consultoria
Mais informações sobre a consultoria podem ser obtidas pelos telefones (48) 3461-0900 ou (48) 9 9949 0127.