O Governador explicou que os secretários municipais estão sendo treinados para adotar a nova ferramenta. O método usa como base o contágio, taxa de transmissibilidade e óbitos.
“Cada gestor vai poder olhar para os números do seu município, da sua região e tomar a melhor decisão. Diante de uma doença ainda tão desconhecida e imprevisível, temos que trabalhar de forma responsável com a ajuda da inteligência e da ciência”, apontou o governador.
O prefeito de Içara Murialdo Gastaldon já adiantou que pretende tomar a decisão com base em informações das equipes de saúde. Lembrou que a ação será técnica e embasada em números.
Em Criciúma o governo emitiu uma nota sobre o assunto. O município aguarda a notificação oficial do estado para definir as medidas que serão adotadas. “O Governo de Criciúma também informa que já solicitou acesso à “ferramenta epidemiológica”, que apresenta detalhes e contém dados sobre o avanço da Covid-19 em Santa Catarina. Após receber comunicação oficial, e com o acesso ao sistema, a gestão municipal de Criciúma poderá decidir sobre a flexibilização desses setores na cidade”, diz a nota.