Geral

Horta e teatro para celebrar o Meio Ambiente em Içara

De acordo com a diretora Jucelma Cardoso Cipriano, a ação faz parte do projeto “Quintino rumo aos 40 anos”, que prevê atividades voltadas ao meio ambiente e sustentabilidade. “Nesse contexto, trabalhamos atividades que também contemplam a participação na Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, Prêmio Guardiões do Meio Ambiente, entre outros. Todas essas atividades envolvem a comunidade escolar num só objetivo, que é a preservação e cuidado com o meio ambiente”, destacou.

As hortaliças e temperos como alface, rúcula, cebolinha e salsinha serão utilizadas na alimentação das crianças. “Vocês continuarão o projeto nos próximos meses, cuidando, regando,  retirando as ervas daninhas para que as plantas cresçam saudáveis. Agradeço a escola pela oportunidade de transmitir conhecimento”, colocou o engenheiro ambiental da Farben Lucas Justi, que acompanhou a execução do trabalho junto com os alunos.

“As crianças são multiplicadoras de ações. Esta iniciativa estimula que os alunos levem para as casas e dividam com as famílias hábitos saudáveis, e ainda motivas os pais ou responsáveis a criarem uma em casa”, pontuou o prefeito Murialdo Canto Gastaldon, que prestigiou o ato.

Nos próximos meses, todas as turmas serão envolvidas na ornamentação e limpeza do espaço A escola projeta que, futuramente, o espaço seja ampliado para que todos os alunos possam levar hortaliças para casa.

“Quizz da reciclagem”

Também nesta quarta-feira, a escola recebeu a apresentação da peça teatral “Quizz da Reciclagem”, executada pelo Grupo Cirquinho do Revirado. A turnê de apresentações é organizada pelo Governo de Içara por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FUNDAI). Até o dia 2 de julho, 13 escolas serão beneficiadas pelas apresentações.

“Na peça, Florêncio,  o mascote da coleta seletiva de Içara, instrui os alunos sobre a diferença entre o lixo orgânico e reciclável e os benefícios da coleta seletiva de resíduos. A coleta precisa ser trabalhada constantemente, por isso a importância da parceria com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, exemplificando aos alunos as formas corretas de separação. Escolhemos esta semana para iniciar as apresentações consolidando a importância da reciclagem na preservação do meio ambiente”, colocou o presidente da Fundai, Ederaldo Inácio.