Geral

Unimed recebe prêmio Diamante em Fixação Segura de Cateteres

O Hospital Unimed de Criciúma foi reconhecido pelo 6º ano consecutivo como uma das instituições brasileiras que atende à todas as recomendações, nacionais e internacionais, estabelecidas na fixação segura de dispositivos médicos, diminuindo perdas acidentais, lesões nos pacientes e melhorias na segurança.Auditado pela divisão hospitalar da 3M do Brasil, recebeu oprêmio “Diamante em Fixação Segura de Cateteres”, em evento realizado em Curitiba.

O reconhecimento foi concedido, após rigorosa auditoria realizada por profissionais da 3M do Brasil nos processos de atendimento da instituição hospitalar. Para o enfermeiro responsável pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Rivael Marcelino Ribeiro, esta certificação representa mais uma prova da preocupação constante da instituição hospitalar em renovar métodos e processos em prol da segurança do paciente – objetivo final em todas as atividades de cuidado. A premiação foi recebida pela enfermeira Morgana Danielski, que representou o Hospital Unimed.

Demais certificações

No ano passado, o Hospital Unimed também foi certificado na qualidade de atendimento, onde recebeu o prêmio “Preparo da Pele e Normoterapia”. Em 2012, foram conquistadas outras duas premiações: “Programa de Prevenção de Lesões de Pele” e “Esterilização Hospitalar”, que continua sendo recertificada anualmente. A gerente de enfermagem do Hospital Unimed Criciúma, Denise Maccarini Tereza, destaca a certificação ao grande trabalho que o Hospital desenvolve na implementação de práticas de excelência em rotinas de trabalho. Todas avaliadas em três pilares: educação, evidência e tecnologia.

Protocolo de Fixação de Cateteres

Implantado no ano de 2013, o protocolo de fixação é um projeto em parceria com a empresa 3M do Brasil, onde hospitais de todo o Brasil são convidados a instituírem normas para o cuidado com a fixação segura de dispositivos médicos, como sondas e cateteres, diminuindo perdas acidentais, lesões nos pacientes e melhorando a segurança no cuidado realizado.

A 3M realiza análises baseadas nas normas estabelecidas pela Associação para o Avanço da Instrumentação Médica e também pela Associação de Enfermeiras de Centros Cirúrgicos e Centrais de Materiais, ambas sediadas nos Estados Unidos. Antes de conferir a premiação, realiza-se a monitorização em cada hospital.