Política

Legislativo de Forquilhinha recebe Circuito Cidades 2030

A Câmara de Vereadores de Forquilhinha recebeu na noite desta terça-feira, 24, um debate muito importante sobre “Cidades Inteligentes”. Empresários, lideranças políticas e comunitárias, comerciantes e a população lotaram o auditório do Legislativo para acompanhar a apresentação, que faz parte do Circuito Cidades 2030. Ativista ambiental e idealizador do Movimento Smart ODS, Fernando Barbosa dos Santos, iniciou os trabalhos falando sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as metas desta Agenda Universal, que é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. O encontro foi possível por meio de uma parceria entre a Câmara de Vereadores, Governo Municipal, Fundaf, Rádio Onda Jovem, Acif e CDL.

O programa Cidades 2030 agrega um conjunto de indicadores relacionados a diversas áreas e consideram alguns pontos fundamentais para a melhoria dos municípios: participação efetiva da comunidade, a equidade social, mobilidade urbana, entre outros aspectos relevantes. “O objetivo é fazer com que as cidades pensem globalmente, buscando parcerias internacionais e criando condições para uma economia local dinâmica e criativa, que garanta acesso ao emprego e o desenvolvimento econômico”, ressaltou Fernando.

O ativista ambiental reforçou ainda a necessidade de se pensar em projetos de longo prazo, na estruturação e planejamento da cidade, sem esquecer a história e preservando o patrimônio, mas fazendo uma conexão com o futuro.

O presidente da Câmara de Vereadores, Maciel Da Soler, que intermediou o encontro, reforçou que esse movimento em busca da sustentabilidade é um caminho sem volta. “Quanto antes a cidade, os empresários e o poder público pensarem nisso, mais cedo vamos garantir essa transformação de Forquilhinha em uma Cidade Inteligente”.

O coordenador de projetos da Fundação Plant For ThePlanet, o alemão Lutz Michaelis, também participou do encontro apresentando um estudo sobre cidades alemãs com o mesmo porte de Forquilhinha e que podem ser parceiras no futuro. “A gente pode buscar o que está sendo feito nestas cidades para aplicar aqui, firmando parcerias e fortalecendo esse vínculo com a Alemanha”, frisou Lutz.

O presidente do Legislativo finalizou o encontro garantindo novos encontros para tratar do tema. “Nosso objetivo é criar outros momentos como esse, envolvendo empresas, poder público e a sociedade como um todo. E quem sabe, em um futuro próximo, lançarmos o nosso Centro de Inovação para transformar Forquilhinha em uma cidade inteligente e criativa, com foco no crescimento e desenvolvimento de todos os setores”, finalizou Da Soler.