Geral

“Empreender é arriscar a própria pele”, define Luciano na Expomais

O diretor técnico do Sebrae/SC, Luciano Pinheiro, cumpriu a promessa de abordar de uma forma diferente o empreendedorismo, conceito que ele define muito mais como transpiração do que como inspiração. Ao abrir as atividades da Expomais, nesta terça-feira (24) na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), em palestra exclusiva para estudantes, ele já iniciou dizendo: “Empreender é arriscar a própria pele”.

Para justificar a afirmação, Pinheiro deu o próprio exemplo. “Meu primeiro empreendimento foi quando tinha de 16 para 17 anos e estava na faculdade. Fazia digitação de trabalhos de aula e descobri que, se eu mesmo escrevesse, poderia cobrar mais. Ganhei um bom dinheiro, mas o negócio só durou um ano, até a coordenadora do curso descobrir e ameaçar me expulsar”, relembrou.

O segundo negócio também não deu muito certo. “Junto com um amigo, decidi fazer licor a partir de cachaça. Fizemos mais de 100 litros, de todos os sabores que vocês possam imaginar. Mas ficou lá no depósito, até que fizemos uma festa e bebemos quase tudo”, contou.

A persistência, no entanto, o levou ao sucesso e atualmente, através de sua empresa, faz investimentos nos setores de serviços e comércio. “O ponto essencial do empreendedorismo é arriscar a própria pele. Empreender é experimentar e isso vai ‘levar a sua pele’. Mas, no final das contas, você vai aprender e conseguir apreender”, ponderou.

O acadêmico Rafael Lisboa da Silva, de 27 anos, conta que já está na terceira tentativa de ter o seu próprio negócio. “Montei há pouco mais de um ano um pequeno negócio familiar na área de venda de embalagens, mas este já é o terceiro. Já vendi salgados, perfumes, e acabei desistindo. A concorrência para o pequeno é muito difícil, além de muitas dificuldades para capital de giro e para administrar o negócio”, relata.

“A palestra do Luciano Pinheiro foi ótima para aprender que a persistência é uma das grandes virtudes do empreendedor, foram muitas dicas para quem quer empreender”, acrescenta o estudante da segunda fase do curso de Processos Gerenciais da Unesc.