Geral

SOS Unesc: Covid -19 registra mais de 400 atendimentos

As primeiras 24 horas do SOS Unesc – Covid -19 foram marcadas por uma importante adesão da comunidade de Criciúma e região: o atendimento, desde que ativado nesta quarta-feira (24/3), registrou mais de 400 atendimentos. Nas primeiras horas do segundo dia, quinta-feira (25/3), o número chegou a marca de mais de 600. Ao todo, são 72 residentes da área da saúde, 14 professores da Universidade e 24 professores médicos à disposição do programa, que tem foco no atendimento virtual de pacientes com dúvidas sobre sintomas, formas de agir e, sobretudo, selecionar os casos graves para encaminhamentos às Unidades Básicas de Saúde.

Segundo a pró-reitora de Desenvolvimento e Planejamento Institucional, Gisele Coelho Lopes, além dos bons resultados iniciais, o programa está sendo fortalecido com parcerias de prefeituras da região. “Até a sexta-feira (26/3) já contaremos com um número significativo de cidades parceiras. Só às 13 horas desta quinta-feira, computamos 69 atendimentos simultâneos na autotriagem, a primeira fase do atendimento. Um número significativo. Em média, o sistema tem sido acessado por de 7 a dez pessoas ao mesmo tempo”, destaca.

Atendimento completo e acessível

A proposta é realizar o primeiro atendimento às pessoas que apresentam dúvidas e, com isso, diminuir o número de indivíduos expostos nos serviços de saúde. Ao acessar o número, por meio do WhatsApp, o paciente será atendido por um robô que fará a pré-triagem. Se apontar um sintoma positivo, o sistema automaticamente o encaminha a equipe, que aplicará um novo questionário.

Ao seguir os parâmetros do protocolo de atendimento e o resultado das respostas do paciente, os residentes e tutores avaliam a necessidade de encaminhar o paciente ao médico de suporte. O número oficial para os atendimentos é o (48) 9 9183-8663. O serviço estará disponível de segunda à sexta-feira, das 8 às 20 horas.