Esporte

Espaço dedicado à prática esportiva será entregue em Criciúma

Aprender por meio de atividades físicas. Este é um dos objetivos do Programa de Jornada Ampliada Escolar (Projae), localizado no bairro Tereza Cristina. O espaço irá, inicialmente, atender 200 alunos semanalmente no contraturno escolar. A estrutura foi oficialmente entregue nessa quarta-feira (24) por meio de live no Facebook da Prefeitura de Criciúma.

“Nossas crianças e adolescentes têm uma oportunidade de mudar de vida através do esporte. Uma estrutura completamente voltada para descobrir e lapidar novos talentos, que podem começar a competir na FME e representar nossa cidade. Eles também poderão desenvolver hábitos mais saudáveis e se distanciar de problemas sociais”, relatou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Além de oportunizar o conhecimento do esporte, o Projae será a casa da Educação Física no município. Um espaço para revelar talentos no esporte, mas também para que os professores do componente curricular possam usar como ferramenta para as formações. “O projeto tem dois objetivos: ajudar os educadores e fomentar o desporto nas unidades de ensino. Unir o esporte e a educação vem para somar, além de ser de suma importância para a transformação social”, ressaltou o coordenador do Projae, Fábio Bittencourt.

A sede do Projae ocupa uma área de 717m². A obra tem um investimento de R$ 394.519,00. O espaço do programa, antes era ocupado pela Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Eliza Sampaio Rovaris, recebeu uma reforma e uma ampliação de 480 m². O programa também foi contemplado com um ginásio de esporte, que faz parte de um pacote de construção de 19 espaços de lazer nas escolas municipais de quase R$ 9 milhões.

 “Teremos seis ambientes diferentes com atividades ocorrendo em paralelo. É uma sala para danças e lutas, uma sala para tênis de mesa, uma sala para xadrez, o ginásio de esportes, auditório e sala de formação”, explicou o coordenador de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, Maurício Abel Coral.

Neste primeiro momento, a sede irá atender as escolas perto do perímetro, mas não impedindo que outras unidades possam visitar o ambiente. O programa continua ocorrendo nas demais escolas atendidas. “O Projae não tem o objetivo de atender todas as escolas, o nosso público-alvo é alunos que estão entre o 3º e 9º, pois entendemos que estes estudantes já têm autonomia”, explicou o coordenador de Educação Física.

Jemec

Os Jogos das Escolas da Secretaria Municipal de Educação (Jemec) veio do interesse mostrado pelos alunos em ter mais opções esportivas no município. “O Projae é um projeto grandioso, que despertou nos nossos alunos o desejo em aprender por meio do esportivo e também incentivá-los essa interação entre os estudantes e entre escolas. O programa também marcou a descoberta de novos talentos, que podem representar o nosso município em competições”, frisou a secretária municipal de Educação, Cristiane Uliana Fretta.

Momento de pandemia

Em função da pandemia do coronavírus, para que os alunos não percam o vínculo com o programa, atividades são disponibilizadas na plataforma Google Classroom.

Início de tudo

O programa iniciou no ano de 2018 com seis escolas participantes. Segundo o coordenador do Projae, a Secretaria Municipal de Educação percebeu que os alunos estavam sem opções no contraturno escolar após o encerramento do programa federal, Mais Educação. “Finalizamos o projeto no fim de 2017, e iniciamos os trabalhos em 2018, com seis escolas participantes, nas modalidades de xadrez, tênis de mesa, voleibol, basquete e futsal/futebol”, contou Bittencourt.

Após o primeiro ano, outras unidades escolares também se interessaram pelo projeto, e em 2019, já eram 17 escolas e quase dois mil alunos atendidos. “O espaço é uma semente, é uma incubadora para que no futuro conseguimos ter mais Projaes espalhados pela cidade”, ressaltou.