Geral

Colégio Unesc realiza mais uma entrega de materiais

O campus da Universidade foi tomado pela alegria do reencontro nesta segunda-feira (28/9). Quem passou pelo Colégio Unesc, ou proximidades, viu os sorrisos, os abraços à distâncias e a festa preparada pelo Colégio Unesc para a entrega de materiais pedagógicos. Com o objetivo de dar continuidade ao ensino remoto, a ação se repete pela última vez no ano, envolvendo pais, estudantes e professores.

Com todas as medidas de biossegurança, a entrega foi feita em um sistema drive thru, em frente ao Ginásio José Antônio Carrilho, anexo ao Colégio. Mesmo pela janela do carro, ou em uma rápida descida para carregar os itens, o momento foi especial. “É maravilhoso. Podemos ver o carinho da escola e dos professores com as crianças. O que eles fazem realmente faz a diferença. Vivemos um momento difícil, que vem sendo superado com o esforço em casa e por parte do Colégio”, evidenciou Tatiane Vieira, mãe aluna Yasmin, do primeiro ano, que não perdeu tempo e logo foi matar a saudade da escola. “Estou muito feliz por estar aqui. Aprendi bastante nesse semestre, mas também senti falta das professores e da escola”, contou.

As entregas foram organizadas por período, por série e por número de alunos, para evitar aglomeração de pessoas. Os anos iniciais, do 1º ao 5º recebem na segunda-feira, das 13h30 às 17h30, com a presença especial do personagem Pintado, do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski. Para o sexto, sétimo e oitavos anos, a entrega ocorre na terça-feira (29/9), das 8 às 12 horas. Já o 9º e todo o Ensino Médio na quinta-feira (1º/9), também das 8 às 12 horas.

Materiais são essenciais para a continuidade dos estudos 

No início da pandemia, com o isolamento social e a recomendação de as pessoas não saírem de casa, o Colégio optou por entregar os materiais nas residências dos estudantes. Meses depois, com as pessoas voltando a rotina gradualmente e a escola sem aulas, já foi possível iniciar as entregas no sistema drive thru.

Conforme Wânia Inácio da Silva Ramos, coordenadora pedagógica, este é um momento significativo, que também busca incentivar o olhar para o futuro, quando o cenário possibilitar uma melhor qualidade de vida e contato entre aluno e espaço escolar. “O momento é de pandemia, mas o dia em que estaremos próximos está cada vez mais perto. Somado a isso, os nossos projetos de ensino para o ano têm seguido. Eles continuam nas aulas mediadas por tecnologia. Os materiais, para que os alunos possam estudar em casa, tem apostilas, folhas, tintas, telas e outros itens especiais. Tudo conta com um cuidadoso planejamento por parte do grupo docente, que são atividades significativas e que fazem da criança a protagonista no momento de ensino e aprendizagem”, destacou.

Além da estrutura e da expertise já presentes no Colégio Unesc, as aulas têm recebido a colaboração de setores de Universidade, como o Laboratório de Arqueologia, o Museu de Zoologia e o curso de Psicologia.

Mais do que os materiais para as aulas, o alunos receberam itens especiais. A professor Patricia Stanger Cardoso leciona para o primeiro ano e propôs o projeto “Eu cuido, você cuida e nós sobrevivemos”, que teve como objetivo proporcionar ações de cuidado e consciência ambiental. Preservação da água e das plantas, reciclagem, tratamento de resíduos e outras ações de conscientização foram propostas. “A gente começa a tratar destes assuntos desde cedo, para termos uma geração que cuide do planeta. Chegamos até aqui com eles muito empolgados, e como encerramento vamos reciclar rolinhos de papel higiênico para transformá-los em um organizador de lápis. Após isso, cada um vai plantar uma árvore. Eles estão recebendo uma muda hoje, cedida pelo nosso Horto, para cuidar e deixar como um presente para a próxima geração”, explicou.

Outro projeto presente na ação foi o “Lendo, escrevendo e aprendendo com o Pequeno Príncipe”. Por meio do livro, escolhido no início do ano, a professora Paula Just Vassoler e a turma do quarto ano desenvolveram atividades de escrita, leitura e produções textuais. “Mais do que isso, também buscamos trabalhar ações significativas, para estimular a empatia, a solidariedade, o valor da amizade e outros laços afetivos além de  valores. Em uma das atividades escrevemos cartinhas para entregar às crianças da Casa Guido. Além do recado, também estamos arrecadando lenços umedecidos que serão doados para a instituição”, contou.

Ainda nesta semana o Colégio vai comunicar aos pais sobre o processo de rematrícula para o ano de 2021. Também em um novo formato, o procedimento será virtual.