Política

Moisés: “A transição do setor carbonífero precisa ser lenta”

Governador Carlos Moisés falou nesta quinta-feira sobre o futuro do carvão. Depois de retornar da Escócia, onde participou da COP 26, ele comentou o desafio de fazer a transição do Carvão para um modelo mais limpo, mas de maneira justa inclusive socialmente.

“Isso é algo que tem que ser feito de maneira lenta para mitigar o mínimo possível. Não adianta de nada fechar as usinas abruptamente e deixar um saldo social negativo de 20 mil empregos fechados, de 6 bilhões a menos na economia e sem uma fonte importante de energia”, argumentou.

A declaração de Moisés foi dada a Massa FM. “Nosso primeiro movimento foi garantir a manutenção da atividade mobilizando a sociedade organizada e também o governo. Sabemos do passivo ambiental, mas ele só vai ser reduzido, recuperado se a continuidade do setor estiver garantida”.

O governador também ressaltou que a ordem é diversificar. “Pesquisar para encontrar novas tecnologias para dar uma função adequada ao carvão e começar a ter uma nova matriz econômica para fazer essa transição justa”.