Geral

Em 2021, foram realizadas 837 cirurgias no Hospital São Marcos

O Estado de Santa Catarina realizou, no ano de 2021, 22 mil cirurgias de média e alta complexidade. Destas, mais de três mil foram realizadas em hospitais administrados pelo Instituto Maria Schmitt (IMAS), que é responsável pelos serviços no Hospital São Marcos de Nova Veneza. No município foram realizados 837 procedimentos cirúrgicos.

O prefeito Rogério Frigo destaca o trabalho que vem sendo realizado pelo IMAS, no município. “O nosso hospital está recebendo novas cirurgias e atendimentos, o que é muito positivo para Nova Veneza. Em mais um ano de pandemia, nós realizamos esta quantidade de cirurgias só comprova que o nosso trabalho para tornar o São Marcos referência regional, novamente, está tendo resultados”, pontua.

Do número total de cirurgias, foram 103 pacientes de Nova Veneza que realizaram o procedimento no hospital e saíram da fila de média complexidade. “Este número, apresentado pelo IMAS, comprova que estamos no caminho certo para tornar o nosso hospital uma referência na região, novamente”, comenta o Secretário de Saúde, César Pasetto.

O Instituto administra o hospital desde 2019. “É muito importante para o IMAS ter o reconhecimento e o apoio da prefeitura no nosso modelo de gestão transparente e eficaz, para que possamos continuar realizando os projetos que beneficiam à população”, afirma o Superintendente do Instituto, Robson Schmitt.

Prefeitura irá assumir o hospital

A Prefeitura irá reassumir o Hospital São Marcos após 30 anos o espaço ser administrado pela Associação Beneditina da Divina Providência (Abenp). As conversas iniciaram em junho de 2021 e já estão sendo providenciadas as questões burocráticas, que inclui o desmembramento da estrutura física que contém 79 mil metros quadrados. O município ficará com 23 mil metros quadrados.

“Já está tudo certo junto à Associação, que agora está em processo de desmembramento e quando finalizado, o hospital passará oficialmente para o município. Esse foi um desejo das irmãs, que nos procuraram e decidimos que seria positivo para o município comandar o hospital novamente”, enfatiza o chefe do executivo.