Esporte

Cidade de Criciúma: a capital mundial do tênis infantojuvenil

As partidas da chave principal do 52º Banana Bowl já agitam as quadras da Sociedade Recreativa Mampituba. O maior torneio infantojuvenil de tênis da América Latina e um dos maiores do mundo acontece pela primeira vez em uma só cidade: Criciúma. Nesta segunda-feira (21) iniciaram as disputas da chave principal e as finais devem ocorrer no sábado (26).

“O desafio é grande. É a primeira vez que realizamos esse evento com todas as categorias de forma simultânea em uma só cidade. Agradecemos ao Criciúma Clube que receberá a categoria 12 anos e ao Mampituba. Mampituba que é fácil para mim falar, hoje é um dos maiores clubes e com maior estrutura de tênis”, destaca o presidente da Federação Catarinense de Tênis (FCT), Alexandre Farias.

Para o presidente do Mampituba, Larciney Antônio Fabris, é uma honra receber mais uma vez o Banana Bowl. “Para o nosso clube, nossa cidade, nossa região é um orgulho receber um campeonato da grandiosidade do Banana Bowl. São cerca de 800 atletas de 35 países que trazem acompanhantes, técnicos e movimenta toda a economia da cidade e da região”, destaca.

Segundo o vice-presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Aristides Barcellos, o Banana é um celeiro para descoberta de novos talentos do tênis. “Um exemplo é o Carlos Alcaraz que foi campeão do Rio Open e teve aqui em Criciúma. A certeza é absoluta e temos que gravar os nomes desses atletas que estão aqui”, destaca Aristides. “Estar aqui em Criciúma, uma cidade que recebe a gente tão bem, nesse clube maravilhoso que é o Mampituba, com uma estrutura de primeiro mundo, é excelente”, completa.

A competição entra no segundo dia de partidas da chave principal nesta terça-feira (22). O Mampituba recebe as categorias 14, 16 e 18 anos, enquanto que a categoria 12 anos ocorrerá no Criciúma Clube. As finais estão programadas para sábado (26), bem como as disputas Kids.

Coquetel marca início da chave principal

Para marcar o início das disputas da chave principal do Banana Bowl, a Sociedade Recreativa Mampituba ofertou um coquetel nesta segunda-feira, dia 21. “Para nós é uma honra receber novamente este grande torneio mundial, o maior da America Latina. Gostaria de agradecer a Confederação Brasileiro de Tênis, Confederação Sul-Americana de Tênis e em especial ao Alexandre Farias, Presidente da Federação Catarinense de Tênis por todo o apoio e confiança”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Mampituba, João Rosa Filho Fabris.

Além de Fabris, participaram da cerimônia o presidente do Conselho Fiscal, Donato Moro, presidente administrativo do clube, Larciney Antônio Fabris, o vice-presidente de Finanças, Sidnei José Pacheco, representando a Unesc, Fernanda Sônego, o presidente da Fesporte, Kevin Nunes Soares, o vice-presidente da CBT, Aristides Barcellos, o gerente geral da Cosat, Ivan Machado, o presidente da FCT, Alexandre Farias, o presidente da FME Criciúma, Neto Ugioni, o presidente do Criciúma Clube, José Nascimento e demais autoridades.

Cerimônia oficial de abertura será nesta quarta-feira

Já nesta quarta-feira (23) às 11h será realizada a cerimônia oficial de abertura do 52º Banana Bowl. A cerimônia deve reunir autoridades e ocorre na quadra 1, principal do Banana, na Sociedade Recreativa Mampituba.

O Banana Bowl é realizado pela Confederação Brasileira de Tênis, com a chancela da Federação Internacional de Tênis (ITF) e da Confederação Sul-Americana de Tênis. O torneio tem o patrocínio de BRB – Banco de Brasília, Adega Online, W.A. Sport, Wilson, Água Santa Rita e Prefeitura de Criciúma. Apoio da Federação Catarinense de Tênis e Clube Mampituba.