Esporte

Tigrão: celebração pelo acesso à Série A toma conta da Unesc

O amarelo, preto e branco do Criciúma Esporte Clube, que já dominavam a atmosfera na Unesc ao longo da semana, tornaram-se ainda mais intensos na noite desta quinta-feira (23/11), com a visita da banda da torcida “Os Tigres” e a presença animada do mascote Tigrão, marcando a comemoração pelo acesso à Série A do Campeonato Brasileiro.

O Criciúma, que ostenta a marca da Unesc em seu uniforme, assegurou o retorno à elite do futebol brasileiro ao vencer o Botafogo/SP, por 3 a 0, no último sábado (18/11), com gols de Éder, Fellipe Matheus e Filipe Vizeu.

A reitora Luciane Bisognin Ceretta enfatiza que a Universidade teve papel ativo na trajetória vitoriosa do clube. “Enquanto aplaudimos o Criciúma Esporte Clube pelas vitórias no campo, também celebramos o sucesso da Unesc no cenário nacional da educação superior. Ambas as conquistas refletem a dedicação, a paixão e o empenho que caracterizam nossas instituições”, enfatiza Luciane ao se referir também à conquista da Unesc que consolida a posição entre as 20 melhores universidades não estatais do Brasil, segundo o recém divulgado Ranking Universitário Folha (RUF).

“Que este momento de glória e reconhecimento fortaleça ainda mais os laços entre a Unesc e o Tigre, inspirando-nos a continuar trilhando caminhos de sucesso, seja nos gramados, nas salas de aula ou em qualquer outra arena em que busquemos a excelência e a superação”, acrescenta.

Durante o período em que estiveram no campus, o Tigrão e os componentes da banda percorreram os corredores, acompanhados pela comunidade acadêmica. No palco das Quintas Culturais, camisas do Criciúma foram sorteadas, tudo acompanhado de muita alegria e descontração.

Amor, alma, garra e coração

O pró-reitor de Administração e Finanças (Proaf), José Otávio Feltrin, utiliza quatro palavras do hino do Criciúma para traduzir a parceria e sintonia entre clube e Universidade.

“A palavra que representa tudo isso é emoção. Nós temos um time com amor, alma, garra e coração e a nossa parceria é muito produtiva. Ela começou quando o Criciúma ainda estava na Série C do Campeonato Brasileiro; na segunda divisão do Estadual, permanecemos juntos na Série B nacional; no título do Campeonato Catarinense em 2023, e agora estaremos juntos na Série A”, fala.

O mesmo sentimento é compartilhado pelos membros da banda da torcida “Os Tigres”, que animaram os jogos e incentivaram o time ao longo do ano. “A sensação de estar na Unesc é muito boa porque a comunidade acadêmica nos recebeu muito bem. No ano que vem, na Série A, a festa será ainda maior”, enfatiza o integrante, Vitor Machado.