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UPA da Grande Próspera: 11 dias para a inauguração

Há 11 dias da inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas da Próspera, a estrutura está praticamente pronta para atender a população criciumense. A obra foi entregue no dia 15 de junho, dentro do prazo previsto pela Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana. A inauguração está marcada para o dia 29 de junho, às 19h.

A estrutura atenderá casos de urgência e emergência, com capacidade para aproximadamente 5.625 pacientes, cerca de 187 pessoas por dia. Além disso, a unidade será intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os hospitais. A UPA será aberta para o atendimento ao público no sábado (30) a partir da meia-noite.

Serão 13 leitos, sendo quatro femininos, quatro masculinos, quatro de pediatria, três de emergência e um de isolamento. O local contará com Raio-X, Eletrocardiograma, Sala de Gesso e os Exames Laboratoriais serão terceirizados. Aproximadamente 50 profissionais atuarão no espaço. A unidade mede 1.558 m².

Em 2017, o prefeito Clésio Salvaro assinou a ordem de serviço para conclusão da unidade. A empresa responsável pela retomada das obras foi a Forte Rocha, vencedora do processo licitatório. A Forte Rocha anunciou a desistência da continuidade da obra em 2018, após ser notificada pela Administração Municipal duas vezes. Já em março, a Prefeitura de Criciúma chamou a Construtora Nunes, segunda colocada na licitação, para finalizar a obra.

Gestão da UPA

O Instituto Maria Schmitt de Desenvolvimento em Ensino, Assistência Social e Saúde do Cidadão, de Araranguá, assumirá a gestão da estrutura a partir do dia 1º de julho. A Organização Social (OS) venceu com a proposta de R$ 329.500,00 mensais. O contrato é de dez anos, podendo ser renovado por igual período.

O repasse do Ministério da Saúde para as UPAs agora é por opção da gestão, não mais pelo porte. A Secretaria de Saúde escolheu a opção 4, com cinco médicos clínicos gerais para atender 5.625 pacientes por mês. O ministério repassará R$ 137 mil para a gestão.